Significa realmente o que o próprio nome sugere: como fazer a prevenção das doenças.
Tem 4 níveis de prevenção mas nos vamos focar principalmente em prevenção primaria.
Inclui promoção da saúde e proteção específica, ações realizadas no período pré-patogênico (antes do aparecimento da doença).
È realizada no período patogênico (quando desenvolve a doença) e inclui diagnóstico precoce, tratamento precoce, rastreamento.
Prevenção da incapacidade através de reabilitação: reeducação e readaptação de pessoas com sequelas após acidentes.
E a prevenção das complicações com impacto principalmente funcional e social realizada depois do tratamento primário da condição e com grande impacto na qualidade de vida do paciente.
Evitar o excesso de intervenções médicas ="prevenção da prevenção".
Estudos da Harvard University mostram que uma pessoa saudável que entra num hospital por qualquer motivo (ex: check up) tem 10-25% de chance de ter um agravo do seu estado de saúde. Então um banal check up realizado sem ser necessário pode levar até a sua morte.
E interessante que as medicinas tradicionais conferem uma atenção especial a saúde e a manutenção desta (comparado com a medicina moderna que fala muito de doença), que poderia ser assemelhado ao pensamento positivo, com foco em como manter o corpo saudável (recompensa) e não necessariamente em como evitar as doenças (vistas muitas vez
E interessante que as medicinas tradicionais conferem uma atenção especial a saúde e a manutenção desta (comparado com a medicina moderna que fala muito de doença), que poderia ser assemelhado ao pensamento positivo, com foco em como manter o corpo saudável (recompensa) e não necessariamente em como evitar as doenças (vistas muitas vezes como punições).
E sempre importante ver a metade cheia do copo..
Esse foco em doença e medidas médicas de prevenção ou tratamento faz parte do processo global de medicalização da vida encontrado principalmente em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. O individuo simplesmente vira paciente porque, por exemplo, uma pessoa triste é considerada portadora de depressão, uma criança ativa é considera
Esse foco em doença e medidas médicas de prevenção ou tratamento faz parte do processo global de medicalização da vida encontrado principalmente em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. O individuo simplesmente vira paciente porque, por exemplo, uma pessoa triste é considerada portadora de depressão, uma criança ativa é considerada portadora de TDAH, em outras palavras aspectos ou fases comuns da vida como os estados de humor, a gestação, o parto, o envelhecimento e até a infância são considerados com frequência doenças que necessitam uma abordagem medicalizada.
Na medicina chinesa a prevenção é tão importante que na China antiga o médico era avaliado (e pago) pela sua capacidade de manter as pessoas saudáveis. O diagnostico tradicional é focado em descobrir um desequilibro energético no corpo antes deste se transformar em doença com comprometimento funcional ou anatômico. Por exemplo uma dis
Na medicina chinesa a prevenção é tão importante que na China antiga o médico era avaliado (e pago) pela sua capacidade de manter as pessoas saudáveis. O diagnostico tradicional é focado em descobrir um desequilibro energético no corpo antes deste se transformar em doença com comprometimento funcional ou anatômico. Por exemplo uma disfunção da energia do fígado vai ser diagnosticada e tratada muito antes de ter alterações das transaminases (enzimas hepáticas) ou de ter esteatose hepática (gordura hepática) ou hepatomegalia (aumento do fígado). Assim, devido ao tratamento precoce as chances de sucesso terapêutico vão aumentar consideravelmente e a qualidade e expectativa de vida do paciente também.
Resumindo, para a prevenção de doenças e a promoção da saúde nos devemos fazer aquelas coisas benéficas para organismo humano e deixar de fazer as coisas prejudiciais ao nosso corpo, mente ou espírito (parece muito fácil, intuitivo, embora estatisticamente tem mais pessoas errando do que acertando, uma parcela importante da população ac
Resumindo, para a prevenção de doenças e a promoção da saúde nos devemos fazer aquelas coisas benéficas para organismo humano e deixar de fazer as coisas prejudiciais ao nosso corpo, mente ou espírito (parece muito fácil, intuitivo, embora estatisticamente tem mais pessoas errando do que acertando, uma parcela importante da população achando que é possível viver uma vida sedentária e comer diariamente fast food sem ter consequências, sem ter um impacto na saúde...)
养生 Yang Sheng , traduzido no Ocidente como " Cultivar a vida" é um conceito da medicina chinesa que vai além da prevenção de doenças em tentativa de alcançar uma vida completa, com um corpo saudável em harmonia com uma mente tranquila e um espírito sereno.
Baseado em princípios taoistas e empregando várias técnicas da medicina chinesa associadas ao estilo de vida natural o método tem como objetivo uma vida longa e saudável, com qualidade e bem estar.
A trilha tem algumas referencias:
1. Vida natural que envolve alimentação natural, atividade física, controle das emoções.
2. Praticas da medicina chinesa como tuina, liangong, taichiquan, fitoterapia e dietoterapia.
3. Assumir a responsabilidade sobre a própria vida e caminho, não terceirizar a saúde
Copyright © 2017 Orientao – todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Dr. Cristian Oprea